:

  • Chefe da Comissão Europeia chega em Brasília nesta segunda-feira (12) para discutir meio ambiente e acordo Mercosul-UE


  • Ursula von der Leyen estará em Brasília no dia 12 e será recepcionada por Lula.

Nesta segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá em Brasília com a presidente da Comissão europeia Úrsula von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia deve se reunir também com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

De acordo com o Itamaraty, durante a visita ao Brasil, Ursula von der Leyen deverá abordar temas como: meio ambiente, acordo Mercosul- União Europeia, ciência, tecnologia e inovação e direitos humanos. 

Acordo Mercosul-UE

Há três meses a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margarethe  Vestager, esteve em Brasília e se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Durante sua estadia em Brasília Vestager afirmou ser preciso “acelerar” a conclusão do acordo comercial entre Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia, o acordo é negociado desde 1999.

Em 2019, vinte anos após o início das conversas, os blocos finalizaram com negociações comerciais e após um ano os chamados aspectos políticos e de cooperação. Até então o acordo está em fase de revisão.

O principal empecilho para a finalização do acordo é a questão ambiental. Marina Silva, a ministra do Meio Ambiente, afirmou que tentará concluir as negociações.

O governo brasileiro pontua que a inclusão de possíveis sanções em caso de descumprimento de metas ambientais deve ser analisado,  o que vale de sanção para o Mercosul vale também para a União Europeia.

Delegações se encontram

Delegações do Brasil e da União Europeia se encontraram no dia 30 de maio, em Brasília para uma reunião intitulada de “alto nível”.

O Ministério das Relações Exteriores informou em nota alguns  temas que foram discutidos durante a reunião : defesa e segurança, meio ambiente e mudança do clima, acordo Mercosul-União Europeia, Cúpula Celac-União Europeia, presidência brasileira do G20, guerra na Ucrânia, situação política no Haiti e na Venezuela.

Política externa brasileira

Essa estadia da chefe da Comissão Europeia no Brasil ocorre no momento em que Lula tenta intensificar a agenda de encontros com líderes e autoridades internacionais.

Desde que tomou posse o presidente já visitou os Estados Unidos, China, Japão, Argentina e Portugal, além de receber presidente e ministros em Brasília com o intuito de colocar o Brasil na posição de protagonista no cenário internacional.

Na próxima semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá viajar ao Vaticano, onde deve se encontrar com Papa Francisco.

Ainda viajará para França para participar de uma cúpula com presidente Emmanuel Macrom, na qual discutirá medidas de financiamento para ações climáticas.

Lula vem discutindo com países ricos e cobrando o cumprimento do Acordo de Paris, que deverá mobilizar US$ 100 bilhões anuais para a proteção do meio ambiente. Esse acordo foi assinado em 2015.